REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA
PRECISO REVALIDAR MEU DIPLOMA?
Muitos brasileiros que vão para Argentina para realizar o sonho de se formar em medicina tem o propósito de retornar ao Brasil para exercer sua profissão em seu país de origem.
Para que isso ocorra é necessário que o profissional já formado seja aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). O Revalida é uma prova criada pelo governo brasileiro que subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e desejam atuar no Brasil.
Diante disso, por meio do Revalida o (a) médico (a) formado (a) na Argentina poderá ter o seu diploma de medicina reconhecido no Brasil e trabalhar normalmente no país.
De acordo com o Ministério da Educação Brasileira, a partir de 2020 as provas do Revalida começaram a ser aplicadas duas vezes ao ano, seguindo o cronograma de realização divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
As provas são compostas por duas etapas, na primeira etapa o graduado (a) em medicina realiza a prova objetiva, composta de 100 questões de múltipla escolha e 5 questões discursivas, de caráter eliminatório. Os candidatos aprovados estarão aptos a realizar a segunda etapa do exame, a prova de habilidades clínicas (prática), também eliminatória.
Na prova de habilidades clínicas o candidato precisa executar atividades práticas para uma banca avaliadora examinar suas habilidades referente ao exercício da função médica. Para isso, o candidato percorre dez estações resolvendo tarefas como a investigação de história clínica, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e o aconselhamento a pacientes ou familiares.
O participante que for reprovado na segunda fase, poderá refazer a prova nas 2 edições seguintes, sem a necessidade de refazer a primeira etapa. Após a divulgação final dos resultados de aprovação da segunda fase do Revalida, publicados pelo INEP, o participante que for aprovado será direcionado para concluir os procedimentos de revalidação do seu diploma em uma das universidades brasileiras habilitadas.
O tempo de espera para conclusão do processo de revalidação dependerá das universidades parceiras do Revalida, as quais são autorizadas a dar seguimento à revalidação do diploma. Após a conclusão desses procedimentos o candidato poderá ir a um conselho de medicina para requisitar o registro de profissão.
Entre em contato conosco que lhe daremos todas as informações necessárias para você exercer sua profissão no Brasil.