MORADIA
ONDE MORAR NA ARGENTINA?
Existem diferentes opções e um grande leque de variedades de hospedagens nas cidades argentinas, mas a maioria dos acadêmicos optam pela mais econômica que é dividir apartamento com outros estudantes. As repúblicas estudantis são ótimas opções para trocar vivências, conhecimento e obter baixo custo no orçamento ao que se refere a moradia. Nas repúblicas estudantis o aluno possui a opção de compartilhar quartos ou ter seu próprio quarto.
Há também a possibilidade de alugar moradias de forma temporária ou tradicional. Nos aluguéis temporários geralmente os imóveis são mobiliados, e incluem os gastos de água, energia e gás, ideal para o aluno que não definiu a localização exata que deseja morar na cidade. Esses contratos possui um período mínimo contratual de 3 meses, contudo é possível realizar a renovação contratual com um acréscimo do valor do aluguel após a finalização do primeiro contrato, no caso de alugueis temporários geralmente é necessário realizar os pagamentos antecipadamente e não é exigido que se tenha fiadores.
Já os contratos tradicionais são geralmente de 3 anos, os imóveis não são mobiliados e as despesas com água, gás, energia, entre outros, são pagas pelo locador individualmente. Para locação de imóveis nesse formato é necessário possui fiadores e algumas garantias, como recibo de Sueldo (contracheque Argentino) e garantia mobiliária. Apesar das exigências para ingressar em uma moradia nessa modalidade, os valores dos aluguéis são considerados mais baixos quando comparados as locações temporárias.
A escolha da melhor região para morar vai depender do que o aluno procura, como proximidade em relação ao local de moradia até a universidade, disponibilidade facilitada ao transporte público, proximidade a mercados e restaurantes, além do valor a ser pago com a estadia.